3/26/2009

OnLive apresenta Console Virtual Inovador


OnLive é o nome da inovação que promete sacudir o mercado dos games. O serviço online foi anunciado na GDC 09, Conferência de Designers de Games, que acontece esta semana em San Francisco nos EUA. O sistema permite que usuários joguem games modernos com definição e gráficos altíssimos, possuindo apenas uma televisão e conexão banda larga.

O sistema irá funcionar da seguinte forma: o usuário escolhe um game, que é processado no computador da OnLive e suas imagens e sons são transmitidos de volta ao usuário pela Internet, por meio de uma conexão banda-larga. Os comandos que o jogador dá no mouse, teclado ou joystick são enviados até o computador da OnLive, que processa suas ações e retransmite apenas as imagens e sons.

Este sistema possibilita que qualquer um que possua Internet banda-larga tenha acesso aos mais modernos games, sem se preocupar com requisitos mínimos e desempenho de placas de vídeo e processadores.

Jogadores podem optar por jogar em seu PC ou diretamente na TV, usando um decodificador da OnLive, que é um aparelho leve e barato. Alguns games já presentes no sistema são “Burnout Paradise”, “Crysys” e “Mirror´s Edge”.

A OnLive permite que games sejam alugados ou comprados, sem que o usuário possua a cópia física do mesmo, o que, segundo seu CEO, Steve Pearlman, seria uma grande solução para combater a pirataria e baixar os custos de produção dos games ao mesmo tempo.

A inovação já recebeu apoio de grandes empresas e produtoras de games como a EA e Ubisoft que irão disponibilizar alguns títulos para a fase de testes do sistema. Apesar de toda a empolgação e conversas de bastidores, o OnLive ainda não tem data nem previsão de lançamento. Os testes devem começar no segundo semestre deste ano.

Nenhum comentário: