3/27/2009

O que de melhor aconteceu na Game Developer Conference 2009

Nesta última semana (de 23 a 27 de março) aconteceu nos Estados Unidos a GDC, uma conferência voltada para o mercado de games onde empresas desenvolvedoras debateram temas atuais e mostraram seus futuros projetos e trabalhos em desenvolvimento.

Grandes novidades são normalmente anunciadas em eventos mais comerciais, como o E3 e Tokyo Game Show, mas, neste ano, a GDC não ficou para trás. Muitos games, números de mercado e uma inovação tecnológica foram anunciados esta semana. Confira as principais novidades.

Ninja Gaiden Sigma 2 é anunciado para o PS3

Uma quebra de paradigma ocorreu durante o GDC deste ano: uma franquia exclusiva da Microsoft foi anunciada para o PlayStation 3. Nos últimos anos nos acostumamos a ver grandes sucessos do console da Sony tendo versões para o XBOX 360, como Devil May Cry 4. Agora, a Sony dá o troco com uma versão melhorada, com possibilidade de modo cooperativo e horas a mais de história de um dos grandes sucessos do XBOX 360.

XBOX 360 e PS3 anunciam novos kits de desenvolvimento

Primeiro, foi a Sony quem mostrou interesse em ampliar seu catálogo de títulos, simplificando e barateando seu kit de desenvolvimento, no dia 25. No dia seguinte, dia 26, a Microsoft anunciou um kit de desenvolvimento com o dobro de memória possibilitando que mais programas rodem simultaneamente.

Novos Games

Dentre os novos títulos anunciados, estão novidades quentes, como o R.U.S.E, um game de estratégia em tempo real inovador da Ubisoft; Zelda DS, anunciado pelo presidente da Nintendo, Satoru Iwata; o God of War 3 e Batman: Arkham Asylum, estes últimos dois pela primeira vez em demonstrações públicas.

OnLive, transmissão de games via live-streaming

Talvez a maior novidade do evento tenha sido o anúncio do sistema OnLive, que permitirá ao usuário jogar games de última geração tendo apenas um computador simples e conexão banda larga, ou até mesmo a transmissão diretamente no televisor com o uso de um mini-console do tamanho de um deck de baralho.

A tecnologia permite que todo o processamento, atualização e desempenho gráfico sejam feitos por computadores da OnLive, sendo que as imagens e som do jogo são transmitidos de volta ao usuário em alta definição.

A novidade empolgou, mas também causou desconfiança de profissionais do meio que acreditam que o sistema promete mais do que pode entregar ao consumidor.

Os testes estão agendados para começarem no segundo semestre deste ano.

Nenhum comentário: