2/03/2009

Mario Kart lidera vendas em 2008

Uma pesquisa realizada com os três maiores varejistas no mercado de games apontou os cinco maiores sucessos de venda do ano de 2008. Os resultados levam em consideração os mercados norte-americano, japonês e inglês, além das vendas globais durante todo o ano fiscal.

Liderando a lista está o jogo Mario Kart Wii, lançado em abril de 2008 para a plataforma Wii, com 8,94 milhões de unidades vendidas mundialmente. O segundo lugar fica com o Wii Fit, com 8,31 milhões de cópias no mundo inteiro. Games com menor aceitação no mercado japonês ficaram entre as três últimas posições. Call of Duty: World at War ficou em quinto, com um total mundial de 5,89 milhões de unidades - o jogo sequer foi lançado no Japão, devido à natureza de sua trama, que envolve o conflito entre americanos e japoneses. Já Grand Theft Auto IV ocupou a terceira posição, vendendo 7,29 milhões de cópias - embora lidere no mercado norte-americano, as vendas de 256 mil unidades no Japão impossibilitaram uma melhor posição.

Os resultados apontam para uma maior procura de games casuais e reiteram o sucesso da plataforma Wii, cujo enfoque está justamente em jogos com proposta simples e acessível, feitos para tentar capturar a fatia de mercado composta por pessoas que não têm o costume de jogar videogames corriqueiramente. Além disso, Dorian Bloch, diretor do grupo de negócios da GfK, grupo de pesquisas alemão, em entrevista ao site Gamespot, afirmou que o resultado também indica um crescimento acelerado do mercado de games no Reino Unido, que quase dobrou em vendas de software se comparado a 2003.


Embora enfrentem a crise mundial, uma pesquisa realizada em conjunto pelos grupos GfK, NPD e Enterbrain aponta que os três maiores mercados de games tiveram, no total, um aumento coletivo de 11% nas vendas.


A seguir, a lista dos cinco mais vendidos de 2008, em números totais de unidades vendidas:


1. Mario Kart Wii – 8.94 milhões
2. Wii Fit – 8.31 milhões

3. Grand Theft Auto IV – 7.29 milhões
4. Super Smash Bros. Brawl – 6.32 milhões
5. Call of Duty: World at War – 5.89 milhões

Nenhum comentário: