9/25/2008

Jogos multiplayes podem atrair terroristas

World of Warcraft ::: Illidan

Segundo especialistas do Pentágono games multiplayers online (MMOs), como um dos mais conhecido em lan houses no Brasil, o Counter Strike ou mesmo o World of Warcraft, pode ser utilizado para planejar ataques terroristas.

De acordo com o The Inquirer, o professor Dwignt Toays apresentou o tema, na Open Source Conference, que ocorreu em Washington, nos Estados Unidos.

Toyas acredita que terroristas podem usar os benefícios dos jogos online, por ser difícil de monitorar, a fim de criar planos de ataques de maneira codificada e repassar as informações para outros usuários, ficando em um anonimato. Isso ocorre porque as contas são identificadas apenas por pseudônimos, além de ter acesso mundial e existindo uma linguagem própria, que poderia ser usada como uma espécie de código.

terror_02 O pesquisador utilizou como exemplo o jogo World of Warcraft. Ele ilustrou o estudo com a conversa de dois jogadores ( “TALON238” e “WAR_MONGER” ), que usam o bate-papo como um possível plano de ataque. Eles utilizam o papo como referência e marcam um ataque para semana seguinte, usando locações do games e nomes de magias como referência aos cenários e métodos de ataques na realidade.

Contrapondo, o analista da Federação de Cientistas Americanos e especialista na comunidade de inteligência, Steven Aftergood, defende que terroristas podem usar qualquer meio para planejar ataques, mas critica Toyas e indaga que as autoridades devem avaliem se é importante ou não considerar o cenário dos MMOs como uma ameaça.

Por sua vez, Toays acredita que seja fundamental que espiões entrem no mundo virtual para tentar descobrir ou até se preparar para futuros ataques terroristas.

Um comentário:

Anônimo disse...

oii meu nome é paula o fliperama é muito legal mas vcs devem saber q tbm entra gente adolescenta né?quero só dar uma opinião era pra vcs fazerem um bate-papo só para adolescentes.´q só possa entrar gente de 12 anos até 15 anos.
essa foi minha opinião.
xau!
bjsss