4/01/2009

EA faz nova investida contra DRM

A gigante do mercado dos games, desde o mês de maio do ano passado, inseriu o DRM – ou Digital Rights Management – em jogos como Spore, Mirror’s Edge e Crysis:Warhead, em uma tentativa de anti-pirataria.


A natureza do programa e o fato de que ele limita o número de computadores em que o jogo pode ser instalado – através de uma serial que pode ser usada em média cinco vezes pelo usuário – causou uma reação forte dos fãs à decisão da EA de inserí-lo em seus games. Chris Harris, um ex-desenvolvedor da Maxis, empresa responsável por Spore e The Sims, chamou a iniciativa do DRM de “screw up”, pois, segundo ele, o comprador é quem é punido pelo sistema de prevenção à pirataria. “No ponto de vista de relações públicas, é um desastre”, comenta.

Ciente disso, a EA lançou hoje o DMT, um método que elimina a necessidade de autorizações individuais, significando que o usuário poderá utilizar seu cadastro fora de seu computador. O sistema, entretanto, não elimina o número finito de instalações dos games. O programa pode ser baixado gratuitamente aqui e o DMT não desinstala automaticamente o jogo.

Nenhum comentário: